O serviço de içamento de cargas e sua utilização

Início/O serviço de içamento de cargas e sua utilização

O serviço de içamento de cargas e sua utilização

O serviço de içamento de carga é uma atividade recomendada para situações em que é necessário transportar materiais de grande porte e que, devido ao seu peso e tamanho, não é possível fazer isso de outra forma. Esse tipo de atividade é muito comum em construção civil.

Esta é uma solução muito eficiente, mas possui um alto nível de dificuldade. Por isso, é preciso que pessoas devidamente qualificadas possam operar uma máquina de guindaste ou outros equipamentos de içamento de cargas.

Para garantir que o operador responsável seja realmente qualificado, o ideal é contratar uma empresa especializada nestes serviços.

O serviço de içamento de cargas exige a utilização de alguns acessórios importantes para o içamento, como:

  • Laços de cabos de aço;
  • Cintas de material sintético;
  • Correntes;
  • Clipes para fazer um laço no cabo de aço;
  • Sapatilhas para proteção dos cabos de aço;
  • Manilhas para a união dos cabos de aço;
  • Patolas;
  • Esticadores para os cabos de aço nos travamentos.

Estes equipamentos representam um grande risco. Não são raros os casos em que cargas e guindastes caem destes equipamentos.

Para isso, existem algumas medidas de segurança que devem ser observadas. Uma delas é verificar se os equipamentos estão em boas condições de uso e se a manutenção está em dia. Todos os equipamentos devem possuir manutenção preventiva.

Outra medida a ser observada é o local em que o equipamento será instalado. Este local deve possuir uma estabilidade comprovada e as condições de solo devem ser adequadas.

Por isso, a empresa contratada deve fazer esta verificação antes de colocar os equipamentos do sistema de içamento de carga no local.

Para que não haja margem para erros, é necessário conhecer a carga que será içada, como peso, geometria, ponto de pega, centro de gravidade, entre outros.

Por isso a importância do profissional capacitado para fazer este tipo de serviço. Deve haver também um sinaleiro, outro especialista para orientar o operador na movimentação da carga.

É importante que a área da movimentação esteja totalmente isolada e sinalizada para que ninguém acesse esta área enquanto a atividade estiver sendo executada.

Caso o serviço seja realizado próximo a redes elétricas, estas devem ser desativadas e bloqueadas contra ligamentos não autorizados.

Não é permitido nenhum tipo de movimentação ao redor e embaixo do serviço de içamento de cargas. Todo o trabalho deve ser previamente planejado para que não haja nenhum tipo de exposição. Se houver movimentação perto ou embaixo da atividade, esta deverá ser parada imediatamente.

Outra medida importante é que os profissionais que estiverem realizando este serviço devem estar usando devidamente os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para exercer a atividade.