Atração está sendo instalada no Parque Cândido Portinari, na Zona Oeste, e tem 91 metros de altura. Segundo o governo do estado, roda gigante será a maior da América Latina.
Para erguer a estrutura da roda gigante de 91 metros de altura que está sendo instalada no Parque Cândido Portinari, um guindaste teve que levantar um eixo de 100 toneladas nesta semana. A operação foi complexa. O guindaste levantou o eixo da roda a 50 metros de altura. A estrutura dela será do tipo estaiada, similar a uma roda de bicicleta.
“Trazer a roda para cá já foi um grande desafio. A gente está trazendo mil toneladas de componente para montar essa roda. Foi um projeto exclusivo feito para o Brasil pela empresa, é um consórcio holandês”, disse o diretor de operações da roda gigante, Marcelo Mugnaini.
A roda gigante, anunciada em outubro de 2020 pelo governo do estado, começou a ser instalada no final de março e tem previsão de ser inaugurada em julho.
Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, a roda gigante será a maior da América Latina e faz parte das ações de revitalização do entorno do Rio Pinheiros. Ela foi nomeada de Roda São Paulo.
A atração terá 42 cabines de observação com capacidade para até dez pessoas, ar-condicionado, monitoramento por câmeras, interfones e wi-fi. No total, a estrutura terá mais de mil toneladas.