Project Description
ENGENHARIA INDUSTRIAL
A Mamuth dispõe de ampla variedade de soluções para engenharia e manutenção industrial.
Planejamento
As indústrias por vezes demandam soluções flexíveis e completas para realizarem paradas programadas ou manutenções inesperadas.
A Mamuth oferece manutenções industriais com vários tipos de equipamentos para que você possa atingir os seus objetivos. Possui guindastes telescópicos (rodoviários, all-terrain e industriais), empilhadeiras, caminhões truck equipados com guindaste articulado e pórticos telescópicos auto-propelidos.
A Mamuth oferece os serviços de instalações, montagem e desmontagem industrial, com mão de obra qualificada, engenheiros, mecânicos, eletricistas, encanadores, serralheiros, etc.
Nossos serviços são executados no sistema turn-key, proporcionando aos nossos clientes a comodidade de centralizar em uma única empresa suas necessidades.
Nosso time de especialistas realiza um levantamento prévio das necessidades dos clientes, dando todo o suporte na etapa de planejamento e execução junto ao time técnico do contratante. Este alinhamento viabiliza uma execução flexível, enxuta, rápida e econômica para os clientes, em uma época em que a revolução da indústria 4.0 impõe desafios as empresas que querem sobreviver em um ambiente cada vez mais acirrado.
- Serviços de infra estrutura predial
Serviços de engenharia e projetos
Serviços de nivelamento
- Serviços mecânicos
Serviços elétricos
Serviços de projetistas
Serviços de serralheria
Serviços de solda
- Serviços e instalação e desinstalação elétrica em máquinas e equipamentos
- Serviços de montagem e desmontagem mecânica, serralheria, solda, etc.
A manutenção industrial é o conjunto de ações práticas e estratégicas que visam manter a integridade de equipamentos e processos no chão de fábrica. Seu objetivo é reduzir falhas operacionais que podem ocasionar paradas, mantendo a produção nos eixos. Há uma definição técnica que pode ajudar a elucidar o conceito.
Para que a manutenção industrial seja feita da melhor forma possível, é comum contar com a colaboração de um gerente ou gestor. Este profissional será responsável por garantir a boa comunicação entre todas as áreas da manutenção.
Existem diferentes tipos de manutenção: preventiva, preditiva e corretiva. As três são importantes na rotina de uma manufatura para garantir máxima produtividade.
Manutenção Preventiva
A manutenção preventiva tem tudo a ver com planejamento. Pelo nome, já dá para entender o objetivo desse tipo de manutenção, certo? Sua aplicação planejada busca prevenir falhas, portanto tem como base uma análise do maquinário em busca de sinais de desgaste ou patologias. Com a manutenção preventiva, sua empresa não espera que uma falha aconteça, pois a ação acontece de maneira antecipada.
O calendário de inspeções varia, mas normalmente segue o planejamento indicado pelo responsável ou de acordo com as indicações da fabricante. Assim, de forma periódica, os técnicos especialistas revisam as máquinas e equipamentos, garantindo que não haja sinais de falhas. Essa forma contínua de lidar com o chão de fábrica evita surpresas, assegurando a continuidade da produção. É um tipo de manutenção que ajuda na organização das rotinas no chão de fábrica, facilitando a gestão dos ativos.
Manutenção Preditiva
A manutenção preditiva é uma base mais moderna da aplicação, com uma abordagem considerada até mesmo holística. O que isso significa? A manutenção preditiva é não-planejada e não-corretiva. Sua prática é constante em meio ao chão de fábrica, e “depende” dos sentidos do operador de cada máquina, mas também dos técnicos. Ou seja, a manutenção preditiva acontece por meio de percepções técnicas que o operador identifica ao utilizar determinado maquinário. Aqui, elencamos sentidos como olfato, tato e audição.
Entre os “sintomas” comuns a serem analisados, é possível citar ruídos, vibrações e temperatura da máquina ou equipamento. Assim, ao constatar algo fora do normal, esses profissionais têm a autonomia para iniciar o processo de manutenção, seja por si só, como via requisição à equipe técnica. O objetivo dela é buscar por falhas em tempo real, bem como sua rápida solução. Claro que, de acordo com o conceito, a manutenção preditiva parece uma forma muito mais arcaica que as outras. Porém, não se engane, pois as inspeções podem ser feitas em tempo real por equipamentos e tecnologias próprias. Um exemplo são dispositivos leitores de calor, que podem identificar rapidamente quaisquer anomalias, acionando os responsáveis.
Manutenção Corretiva
Extremamente popular, a manutenção corretiva é outra da família das não-planejadas, mas buscando a correção do problema após seu surgimento. Ou seja, apenas quando a máquina parar ou apresentar alguma falha, que a estratégia de manutenção corretiva tem início. Dessa forma, o maquinário precisa ser parado e inutilizado para que os técnicos se ocupem de seu conserto. Em alguns ambientes, a manutenção corretiva pode até ser programada, mas isso vai depender do tipo de falha e vai ocasionar a parada total ou parcial do chão de fábrica.